Instituto Pensar - Evento online debate mulheres na economia criativa

Evento online debate mulheres na economia criativa

por: Vitoria Carvalho 


Foto: Reprodução

Começa nesta sexta-feira (21) o Festival Minas Gerais que irá falar sobre mulheres na economia criativa. O evento gratuito vai até o dia 23 e será totalmente online, transmitido no canal do Youtube da Cult Cultura, idealizadora do festival.

A diversidade é um dos principais eixos do evento, que traz bate-papos, shows, palestras, entrevistas, mini documentários e intervenções artísticas, com tradução em libras. Além do tema central, autoconhecimento e conexões. A criadora e produtora do Festival Minas Gerais, Thais Polimeni, explica que teve a ideia de promover esse espaço de debate para que paradigmas da mulher no mercado de trabalho sejam quebrados.

"Existem muitos preconceitos para serem eliminados e direitos a serem alcançados. Ainda assim, as mulheres continuam criando, se desenvolvendo e se destacando. Por meio da apresentação das multiplicidades de potências, pretendemos estimular que todas continuem no caminho que acreditam.?
Thais Polimeni

"Autoconhecimento e conexões são essenciais para a saúde mental, especialmente em uma época pandêmica, que foi quando surgiu a ideia do evento. Percebo como o investimento nisso e o cultivo de relações saudáveis ajudaram muitas pessoas a vivenciarem essa situação de uma forma menos sofrida, tendo consciência dos privilégios de cada uma, é claro?, completa Thais.

Equipe feminina

A produtora contou que as entrevistas foram gravadas remotamente e que a curadoria das convidadas e palestrantes foi baseada na diversidade. Além disso, a equipe é majoritariamente feminina, elas são 70% das pessoas envolvidas na produção.

"Fizemos questão que mulheres negras, trans e periféricas fossem a maioria na programação do Festival. Ter contato com essa multiplicidade de vozes e vivências é essencial para que os grupos privilegiados descubram que há diferentes percepções, visões de mundo e modos de viver. Assim, a convivência passa a ser compartilhada, e não comparada. A diversidade tira a gente da competição e leva para a colaboração, contribuindo para a evolução em conjunto.?
Thais Polimeni

Confira a programação do Festival das Minas

Sexta-feira, 21: Mulheres da Economia Criativa de Mauá 

Sábado, dia 22: O Eu das Minas- Autoconhecimento e Criatividade 

Domingo, dia 23: O Nós das Minas- Conexões e Criatividade

Com informações do Estadão



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: